terça-feira, 23 de agosto de 2016

Sangue nos olhos e nariz do Twister?

 Os olhos e nariz do meu Twister estão sangrando. E agora?



Calma. Pode parecer, mas isso não é sangue. Não é raro twisters serem levados ao veterinário por tutores apavorados ao ver essa secreção vermelha nos olhos e nariz.




 Mas o que é isso então?

 É uma secreção é produzida pelas glândulas de Harder e contem porfirina e por isso apresenta coloração a vermelha que pode ser confundida com sangue.

 A secreção costuma aparecer ao redor dos olhos e ao ser levada dos olhos, junto com as secreção de lagrimas pelo duto nasolacrimal escorre pelo nariz.




 E por que isso acontece?

 O aumento dessa secreção costuma acontecer quando o Mecol passa por estresse ou irritação.

 Preciso me preocupar com isso?

 Se for uma coisa que acontece raramente não costuma ser motivo para preocupação.

 Mas a secreção em excesso acumulada na pele pode acabar causando irritação, coceira e o bichinho pode até se ferir ao se coçar.  

 Nesse caso é melhor limpar com soro fisiológico antes que cause irritação.

 E se isso passar a acontecer com frequencia é melhor procurar um veterinário para descobrir se está sendo causado por alguma fonte de stress ou irritação com algo que possa causar alergia e se inicie um tratamento.

 O stress reduz a imunidade e pode deixar o corpo do seu bichinho com pouca proteção contra doenças.



5 comentários:

  1. nossa eu achei que meu reato estivesse machucado que alivio kk

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha 2 Twister na gaiola e um deles apresentou essa secreção e volta dos olhos e nariz, cuide dele observei...se alimentou e no dia seguinte amanheceu morto na gaiola...uma tristeza, sem palavras. O companheiro dele tbm havia apresentado um pouquinho no nariz, mas ficou super bem. Porém alguns dias depois "hoje" notei que não está com boa visão...ao chegar em casa ele sempre vem na minha mão para receber carinho ou petisco...porém teve dificuldade de localizar. Não tenho veterinário especializado na minha região. Vc teria algum dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você morar na região de Belo Horizonte existe lojas chamada "Petz" lá vc encontra ração várias coisas e tbm veterinário.

      Excluir
  3. Pode acontecer com anão russo também? A minha está exatamente assim

    ResponderExcluir