Gerbil
São também chamados de Esquilos da Mongólia, Gerbilos ou Gerbos.
Esses bichinhos são pequenos roedores muito ativos, rápidos, ágeis, curiosos e limpos.
Estão sempre atentos a qualquer barulho, são silenciosos e um pouco desconfiados, mas se acostumam bem ao contato humano.
Sua manutenção é fácil e são ótimos pets para apartamento.
São animais originários dos grandes desertos da Mongólia e nordeste da China. E como essas regiões são áridas, com chuva e vegetação escassas, os gerbils tem um sistema digestivo adaptado a alimentos com pouca proteína e pouco hidratados.
Na natureza cavam tocas e túneis onde passam boa parte do tempo para se protegerem de predadores.
Comportamento
Uma característica interessante é que é comum ficarem em pé, só apoiados nas patas traseiras, prestando atenção ao que acontece a sua volta.
São animais sociais que não devem viver sozinhos.
Na natureza vivem em grandes grupos familiares. Por isso devem ser mantidos pelo menos em pares do mesmo sexo.
Podem ser mantidos em comunidades com maior número de indivíduos desde que o espaço no alojamento seja o ideal para isso.
Os adultos costumam ser agressivos com outros gerbils que não fazem parte de seu grupo familiar. E as brigas podem ser muito violentas terminando ate em morte.
No caso dos gerbils as fêmeas são os membros dominantes dos grupos familiares.
Animais nascidos no grupo familiar são bem aceitos, mas se forem separados por alguns dias há o risco de não serem mais aceitos ao serem recolocados no grupo.
Se for preciso juntar no mesmo alojamento animais que não são da mesma família é melhor fazer isso enquanto ainda são bem jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário